Liderar com Foco em Resultados

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Liderar pessoas é saber lidar com diferentes tipos comportamentais. É preciso saber:
1. Ser empático;
2. Ser diretivo e;
3. Ser inspirador.
Ou seja, uma tarefa que exige muita Inteligência Emocional.

Em outros países a Inteligência Emocional é ensinada nas escolas desde o jardim de infância até a Universidade. Aqui no Brasil ainda é um assunto novo que poucas pessoas tem o privilégio de se capacitar.

Nesse texto vamos lhe explicar como a Inteligência Emocional pode lhe apoiar a “liderar uma equipe com foco em resultados”. Talvez você tenha se perguntado, é possível liderar sem foco em resultados? A resposta é: – Não deveria, mas infelizmente acontece com frequência em muitos ambientes organizacionais (Leia também: Sacrifico Minha vida Pessoal Pela Carreira?).
Alguns gestores possuem habilidade para inspirar as pessoas ao seu redor, mas acabam fazendo mau uso dela, pois não direcionam sua equipe para as estratégias da empresa e, às vezes, tem dificuldade de enxergar o potencial de cada profissional, por isso, fazem uso de poucos desafios, que se fossem bem aplicados estimulariam o crescimento de conhecimentos e melhoria nas entregas de sua equipe (Leia também: Como Sua Empresa Cuida do Conhecimento?).

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Veja como a Inteligência Emocional atua nos três fatores que citamos no primeiro parágrafo:

  1. Ser Empático: Muitas vezes o líder está tão envolvido com seus afazeres e responsabilidades que quando se depara com uma dificuldade ou erro ocasionado por sua equipe, se sente tão aborrecido que não consegue analisar os fatos cuidadosamente a ponto de compreender sua origem e corrigi-los para que não volte a ocorrer. Portanto, ele vê o erro e seu autor, somente isso!
    Ser empático é saber administrar seu aborrecimento e compreender que ninguém deseja errar e todos buscamos incessantemente a perfeição e o reconhecimento, portanto, o ato de errar, apesar de humano, é motivado por fatores que precisam ser compreendidos do ponto de vista: processual, cognitivo e emocional.
    O líder empático, consegue fazer este movimento, pois, além de conhecer bem sua equipe, é capaz de enxergar o erro ou dificuldade como uma oportunidade de melhoria, seja para os processos da empresa, para o conhecimento dos colaboradores ou comportamento dos mesmos.
  2. Ser diretivo: Como dito anteriormente, existem situações em que o líder é acolhedor, além de admirado e seguido por sua equipe, mas seus conhecimentos técnicos e de desenvolvimento humano não lhe dão base suficiente para que ele use esses pontos fortes em prol da organização, ou ainda, ele sabe o que é preciso fazer, mas como possui maior habilidade no relacionamento interpessoal, prefere manter uma gestão liberal com sua equipe em todos os momentos.
    Quando esse líder possui autoconhecimento sólido para reconhecer suas necessidades de desenvolvimento e seu nível de aceitação pelo outro, ele é capaz de buscar o que lhe falta e abrir mão de ser sempre o “bem quisto”, para algumas vezes gerar incômodos em seus liderados que os façam sair do confortável para o evolutivo!
  3. Ser Inspirador: O líder que apresenta muitos pensamentos negativos, critica seus pares de outros departamentos da empresa, sem a presença dos mesmos ou demonstra ânimo para muitos assuntos, mas nenhum deles relacionado à organização, dificilmente servirá de inspiração para alguém. As pessoas se inspiram nas competências do “herói”, que são: força, sabedoria, honestidade e superação.
    O líder inspirador tem maturidade emocional para construir essa persona heróica, mesmo quando seu interior está fadigado pelo cotidiano. Porém, ele sabe que não é herói e conhece bem o caminho para recarregar suas energias sem comprometer a moral de sua equipe.

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Estes são três pontos que mostram claramente a importância da inteligência emocional na vida profissional de um gestor. É um tema complexo que pode ser aprendido gradativamente e por toda vida.
Mas pensando em você, sabendo que seu tempo é muito corrido, temos algumas opções de serviços que podem, em um curto espaço de tempo, aumentar sua força neste assunto!

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Assistente M.Vasconcelos Consultoria

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