O que é ser Protagonista na Carreira Profissional?

\"\"

Muitas empresas atualmente falam de Protagonismo com seus colaboradores. O tempo do Plano de Carreira tem se tornado coisa do passado. Essa mudança pode ter sido motivada pela alteração no comportamento dos profissionais e no mercado de trabalho.

Diferente do que acontecia em algumas décadas atrás, hoje os profissionais lidam com a angústia das “múltiplas escolhas” e com a necessidade de amadurecimento para entender que cada escolha feita resultará numa série de “múltiplas renúncias”. E, que não adianta lidar com as adversidades olhando para as escolhas não feitas, que ficaram no passado.

E, talvez você esteja se perguntado: – Como escolher sem sofrer?

\"\"

A melhor maneira de não sofrer ao fazer uma escolha é sendo capaz de responder qual opção se identifica mais com os seus objetivos. Sabemos que definir objetivos e construir um plano de desenvolvimento não é algo simples, pois muitas vezes buscamos respostas, mas elas não vêm ou aparecem carregadas de influências do senso comum. Por isso, tanto se fala de Autoconhecimento, ou seja, reconhecer claramente suas forças, fraquezas, crenças, valores, desejos e saber como gerir tudo isso!

Então, a palavra Protagonismo que saiu do cinema direto para o ambiente organizacional, é um convite para que você assuma a direção da sua vida, que saiba olhar para as ofertas externas e encaixá-las em seus objetivos, fazendo deste encaixe um “ganha-ganha” para você e para empresa em que trabalha.

\"\"

Tenha cuidado para não confundir Protagonismo com Heroísmo, pois a humanidade ainda está bem longe da perfeição e antes de sair salvando vidas, primeiro cuide bem da sua. Além disso, nenhuma organização deseja lidar com “estrelas”, ou seja, este protagonista tem que ser humilde para perceber que seu trabalho é melhor quando realizado em equipe.

No cenário dinâmico em que vivemos, precisamos de pessoas que se sintam seguras em suas ações, que saibam encarar as frustrações como elemento transitório para o sucesso. Portanto, no texto dessa semana nosso convite é: Cuide de você de dentro para fora, olhe além do espelho para encontrar o seu caminho!

Lembre-se que, se precisar de um auxilio profissional, estamos prontos para lhe apoiar. Confira nossos cursos e serviços, cadastre seu e-mail em nosso site e receba nossa newsletter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Assistente M.Vasconcelos Consultoria

×