Um Líder e Suas Emoções

\"\"

Este texto é para você, que foi escolhido e escolheu liderar uma equipe, sabemos que se trata de uma tarefa difícil de contínuo aprendizado e que, em muitas situações, aprendemos um pouco mais sobre nós mesmos!

As emoções de um líder são muitas vezes silenciadas pelo receio da exposição ou endurecidas para transmitir força e determinação, mas em seu íntimo elas querem dizer bem mais do que foi apresentado às pessoas ao seu redor.

Existe um senso comum no mercado de trabalho sobre o que é liderar, a lista das habilidades necessárias para essa posição é de dar inveja a muito super herói por aí e nem todos àqueles que se aventuram a esse desafio estão conscientes do que os espera e desconhecem o caminho que lhes trará os aprendizados necessários. É neste ponto que começam os conflitos.

Mesmo não tendo uma “poção mágica” para essa situação, o convido a desmistificar alguns pontos que podem contribuir para construção dessa consciência e na busca dos aprendizados que sejam assertivos para o seu desafio.

Liderar uma equipe deve ser uma escolha consciente

\"\"

Todas as pessoas que lideram precisam ser capazes de sair de si para o outro e isso é possível quando se tem equilíbrio e autoconhecimento para entender suas próprias necessidades e como elas podem ser atendidas sem confrontar com as do outro. Deixando claro, que conflito é diferente de confronto, o primeiro pode levar a uma evolução. Portanto, um profissional que cuida de uma equipe deve ser seguro e ao mesmo tempo humilde para conduzir seus liderados, sem deixar de ouvi-los e reconhecer quando estiver errado. Ele só será capaz de aplicar essa alternância de comportamentos se conhecer claramente suas próprias crenças e perceber quando elas tiverem limitando esse movimento de sair de si para o outro.

\"\"

Enfim, todos somos portadores de emoções positivas e negativas, aceitá-las com naturalidade e entende-las antes de agir é dever de todos nós, mas essa responsabilidade aumentará toda vez que aceitarmos liderar pessoas, sabe por quê?
– Todo líder trabalha numa empresa, portanto, ele precisa atingir metas que gerarão resultados e manterá a empresa em funcionamento. Para que isso aconteça, ele conduz as pessoas na direção a ser seguida. E, seguir alguém que não conhece a si mesmo, que deixa emoções negativas evidentes em suas ações e vive suas necessidades como sendo as mais importantes, traz desconforto, ansiedade, insegurança, consequentemente menos produtividade e comprometimento!

Sendo assim, transforme-se no melhor de si mesmo, essa mudança será diária e durará todos os dias da sua vida, desde que esteja consciente e aberto para atender a sua necessidade.

Espero ter contribuído para o início desse longo caminho! Dê sua opinião e dicas de outros temas que sejam do seu interesse.

Fique de olho em nossos cursos e curta a nossa empresa nas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima
×